O mês passado, nos British Expertise International Awards, o BRE venceu o prêmio Projeto Colaborativo Internacional pelo projeto “Avançando a Sustentabilidade da Habitação Social no Brasil”, trabalhando em colaboração com a Caixa Econômica Federal do Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério das Cidades brasileiro como principais parceiros.
O projeto visa elevar os padrões de sustentabilidade, dos novos empreendimentos de habitação social no Brasil, a partir do conhecimento existente dos padrões BREEAM e do Code for Sustainable Homes; e conjugando a experiência de outros trabalhos realizados no México e no Chile. Assim como a experiência da Pesquisa de Habitação Inglesa, que celebrou recentemente o seu 50º aniversário.
Gilli Hobbs, líder do projeto, referiu que “Com quase 4 milhões de habitações construídas no Brasil nos últimos anos, tem havido uma grande preocupação com a qualidade, sustentabilidade e coesão social. No entanto, e embora recentemente se verifiquem melhorias na regulamentação do sector da construção, a infraestrutura para aplicar os requisitos mínimos ainda é insuficiente. Trabalhando com os nossos parceiros brasileiros, buscamos uma solução que atenda a todas essas preocupações, tendo em consideração a adaptação às mudanças climáticas.” Ela ainda mencionou que ‘Estamos muito satisfeitos em receber este prêmio, especialmente porque havia muitos projetos excelentes na lista de finalistas e todos nós gostamos muito de trabalhar em conjunto neste projeto tão impactante. ‘
Paulo Antunes, vice-presidente interino de Habitação da CAIXA referiu que “O programa MCMV fez o Brasil avançar em termos de política habitacional, produzindo uma relevante quantidade de moradias e possibilitando o acesso para as famílias de baixa renda. A partir da implementação do “Avançando a Sustentabilidade dos Projetos de Habitação Social no Brasil”, a CAIXA poderá avançar ainda mais no fomento à produção de comunidades mais humanas e sustentáveis”.
Rauelison da Silva Muniz dos Santos, gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da CAIXA, reforçou que “As ferramentas desenvolvidas pela CAIXA com a consultoria do BRE irão auxiliar no planejamento e construção de empreendimentos habitacionais mais integrados à dinâmica das cidades, com espaços urbanos humanos e de qualidade. Busca-se, com isso, alinhar a atuação da CAIXA às diretrizes da Agenda 2030, em especial, ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.
Maristela Baioni, Representante-Residente Assistente no PNUD declarou que “O PNUD no Brasil apoia as iniciativas da Caixa Econômica relacionadas com as cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes, em resposta à rápida urbanização e suas consequências para o desenvolvimento sustentável. Dessas iniciativas, o PNUD apoiou o estudo de avaliação do programa brasileiro de habitação social “Minha Casa, MInha Vida”. Em relação aos British Expertise International Awards destaca, como parcerias eficazes podem desenvolver soluções inovadoras para desafios urbanos complexos e em constante evolução. As melhores práticas em habitação social e escolhas inter-relacionadas permitiram desenvolver e propor uma nova metodologia para alcançar os ODS nas cidades e áreas urbanas.
Como parte do projeto, a equipe do Reino Unido/Brasil criou um Padrão de Sustentabilidade para Habitação Social, uma ferramenta de Avaliação Balanced Scorecard para melhorar a resiliência dos novos empreendimentos e um método de Avaliação Pós-Ocupação, incorporando avaliações técnicas e de satisfação dos residentes para priorizar as melhorias nas habitações. O desenvolvimento de cada um desses produtos foi liderado pelo BRE, tendo como base a experiência e conhecimento prévios, sendo depois ampliado e/ou adaptado em conjunto pelo grupo de trabalho e por exercícios mais alargados de consulta.
A próxima etapa do processo será a realização de projetos pilotos conduzidos por um grupo de promotores interessados em testar estas novas metodologias e melhorar o seu conhecimento em questões como a eficiência energética, estresse hídrico, gestão de resíduos, adaptação às mudanças climáticas, compras responsáveis, sistemas integrados de transporte e melhorias na segurança e proteção.
O prêmio foi recebido em um jantar de comemoração no dia 12 de abril, depois de um painel independente de juízes presidido por Sua Majestade o Duque de Gloucester, avaliar as candidaturas e tomar decisão.
Os British Expertise International Awards reconhecem e celebram as excelentes concretizações internacionais de empresas do setor de serviços do Reino Unido.